Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resultado da Enquete


    Ok pessoal vamos agora desenvolver o nosso conhecimento em CLPs,pois foi o tema mais votado na enquete passada enquanto temos nossas publicações uma nova enquete está em vigor, votem e aproveitem.
    Vamos iniciar estudando o S7-200 da SIEMENS, principalmente o programa Step7 - Micro/WIN 32 Versão 3.2.4.27.

Para começar o estudo você irá encontrar no meu blog, http://kleberautomation.blogspot.com.br na lateral direita da janela em DOWNLOADS AUTOMAÇÃO o link para download no 4shared da versão demo do STEP7. Veja figura abaixo:


Além disso, todo material para estudo está no BLOG no link Pasta Step7, que é uma pasta compartilhada do 4shared onde eu coloquei todo o material que disponibilizo sobre o STEP7 e o S7-200. Segue abaixo o link: http://www.4shared.com/folder/JMVwog8F/PLC_STEP7.html

Tela inicial do programa Step7

Na tela inicial do STEP7 temos vários ícones e menus que já são conhecidos de qualquer pessoa que utilize programas de computador com janelas no padrão Windows, no entanto temos elementos comuns em programas de desenvolvimento de softwares ou melhor as IDEs, o STEP7 é uma IDE para os PLCs da linha S7-200 da SIEMENS. A tela é dividida em 5 partes que são elas:

1 – Barra de ferramentas, que é uma barra que fica logo acima no programa, abaixo da barra de título e da barra de menus, nessa barra ficam localizadas as ferramentas principais do programa em forma de ícones como em qualquer programa comum.

2 – Barra lateral View e Tools chamada de (Navigation Bar), que pode ser ativada a sua visualização ou não no menu, View -> Frame -> Navigation Bar. (Nesta barra temos acesso a visualização dos TAGs, Programa, Blocos, Configurações e de Comunicação), Além da barra Tools onde temos acesso as ferramentas de configuração de módulos, IHM TD200 entre outros dispositivos de hardware.

3 – Árvore de instruções, (Instruction Tree), que pode ser ativada a sua visualização ou não no menu, View -> Frame -> Instruction Tree. Nela você tem acesso as instruções disponíveis para cada modelo de CPU, além de configurações de sub-rotinas e interrupções que iremos estudar mais a frente.

4 – Área de variáveis locais e tela de comunicação de erros e alertas chamada de (Output Window), que pode ser ativada a sua visualização ou não no menu, View -> Frame -> Output Window. Nesta tela você pode ver os erros e alertas na hora de compilar seu programa. A área de variáveis locais é onde você declara as variáveis locais para o seu programa onde Symbol é o nome da variável, Data type éo tipo de dado, comentário.

 5 – Área onde você vai desenvolver seu programa.


Além disso que postei hoje encontrei um site muito bom pra quem estuda CLP, onde temos alguns HANDBOOK para CLPs, Siemens, Allen Bradley e Modicon segue o link: http://www.plcdev.com.


Nenhum comentário: