Pesquisar Neste blog

Artigos e Trabalhos

Este artigo foi retirado do trabalho do Aluno Kelven Welton do SENAI Campina Grande - PB
Escola de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes, Aluno do curso Técnico em eletroeletrônica.



 
O display de LCD é largamente utilizado em diversos aparelhos eletro-eletrônico com a finalidade de mostrar resultados preliminares ou informações que auxiliem no manejo do aparelho.
Para colocá-lo em funcionamento, primeiro precisamos configurá-lo, ou seja, precisamos dizer ao display como vamos transferir os dados para ele (8 ou 4 bits), quantas linhas vamos utilizar, se a mensagem deve ficar fixa ou rolar, se a escrita será da esquerda para direita ou da direita para esquerda, ou seja, todas essas configurações são necessárias antes de escrever qualquer mensagem. O datasheet do display traz essas informações, a seguir serão apresentadas algumas delas e como podemos fazer.
Outro detalhe importante quando se trabalha com este tipo de display, é a temporização. Devemos ter um cuidado especial com este ponto, pois uma temporização equivocada inviabilizará o funcionamento do mesmo (não danificará, mas também não funcionará).
No Proteus esse controlador de LCD é conhecido como LM016L.
Um LCD Alfanumérico HD44780 é um padrão da indústria de displays de cristal líquido (LCD) dispositivo de visualização projetado para interface com sistemas embarcados. Esses displays vêm em uma grande variedade de configurações, incluindo 8x1, que é uma linha de oito caracteres, 16x2, 20x4. A configuração mais comum é fabricado 40x4 caracteres, o que exige duas controladoras HD44780 individualmente endereçáveis com chips de expansão já que como o HD44780 só pode comandar até 80 caracteres.

Estas telas LCD estão limitados a apenas texto e são freqüentemente usados em copiadoras, fax, impressoras a laser, equipamento de teste industrial, equipamentos de rede como roteadores e dispositivos de armazenamento.
Estes LCDs podem vir com ou sem luz de fundo (backlights), que podem ser LEDs, fluorescentes, ou eletroluminecentes.
OS LCDs usam um padrão de 14 pinos e os LCDs que tem backlight tm 16 pinos. A pinagem é a que se segue:
Ground
VCC (+3.3 to +5V)
Ajuste de Contraste (VO)
Register Select (RS). RS=0: Comando, RS=1: Dado
Escrita e Leitura (R/W). R/W=0: Escreve(Write), R/W=1: Lê (Read)
Clock (Enable). Habilitado na borda de descida do clock
Bit 0 (Não usado em operação a 4-bits)
Bit 1 (Não usado em operação a 4-bits)
Bit 2 (Não usado em operação a 4-bits)
Bit 3 (Não usado em operação a 4-bits)
Bit 4
Bit 5
Bit 6
Bit 7
Backlight Anode (+)
Backlight Cathode (-)
 Pinos de dados: D7 - D6 - ...- D1 - D0 (8bits)- os pinos de dados são usados para enviar as palavras de configurações e os dados (caracteres).
Pinos de controle: EN (6), RS (4), R/W (5) - o pino EN informa ao display de LCD quando o dado está pronto para ser lido. O pino RS é usado para diferenciar se a palavra que foi enviada ao LCD é de configuração ou caractere.
Pinos de alimentação: Vcc (2) e GND (1).
 Pino de controle de contraste: VO (3) - este pino permite alterar o contraste do display.
 Pinos de iluminação do fundo - backlight: A (16), K (15) - nem todos os displays possuem iluminação de fundo.

Também pode haver um pino de backlight único, com a outra conexão via terra ou pino VCC. Os dois pinos de backlight podem vir antes do pino 1.

A tensão nominal do backlight é de cerca de 4.2V a 25˚C, utilizando uma alimentação VDD de 5V.

Os LCDs podem operar em 4 bits ou no modo de 8 bits. No modo de 4 bits, os pinos 7 a 10 não são usados e todo o byte é enviado para a tela usando os pinos de 11 a 14 através do envio de 4 bits (nibble) de cada vez.
Fonte
O gerador de caracteres ROM contém 208 caracteres no formato 5x8 dot matrix, e 32 caracteres no formato 5x10.

Existe uma versão japonesa da ROM que inclui caracteres kana, e uma versão europeia, que inclui os caracteres cirílicos e ocidental europeu.

O subconjunto DE 7-bitS ASCII para a versão japonesa não é padrão: ele fornece um símbolo de Yen, onde o caractere barra invertida é normalmente encontrado, e os símbolos de seta esquerda e direita no lugar do til e do caracter apagar.

Um número limitado de caracteres personalizados pode ser programado no dispositivo sob a forma de um bitmap usando comandos especiais. Esses caracteres têm de ser gravados no dispositivo toda vez que for ligado, como eles são armazenados na memória volátil (RAM).

O diagrama abaixo mostra dois métodos comuns de interface entre o LCD 2x16.


Nota: Nunca ligue LEDSV + para +5 no BX-24! O BX-24 +5 regulador
não pode fornecer corrente suficiente para alimentar o fundo da tela LCD e
superaquecimento.


Referencias bibliograficas
http://www.pictronics.com.br/artigos-tecnicos/43-eletronica-e-automacao/74-display-lcd-hd44780-lm016l.html
http://www.ee.pucrs.br/~terroso/html/lcd.html