Pesquisar Neste blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Transmissor ou Transdutor?

Esse é um questionamento muito comum em instrumentação industrial. Pesquisei muito a respeito do assunto, lí sobre o assumto algo em torno de 10 Autores (Livros), e cheguei a conclusão a seguir:

Transdutor: É todo elemento, natural ou não, que converte uma forma de energia em outra, mas que o sinal de saída deste elemento não é padronizado isso é não tem uma unidade ou valor definidos. Um exemplo é o termo par, que tem uma saída em mV ou o PT100 que tem uma variação de resistência, outro exemplo é um cristal piezoelétrico que por sua vez fornece uma variação mínima de tensão.

Transmissor: É um equipamento que consegue ler uma variável de um processo e fornecer um sinal de saída padronizado, como o 4-20 mA ou em forma de rede como a DeviceNet, o transmissor obrigatoriamente tem um transdutor interno, contudo um transdutor pode ser utilizado sem um transmissor.

Em um site na Internet encontrei o seguinte texto e achei interessante:

2.1.3 - Transdutor: É a denominação de um dispositivo completo, usado para transformar uma grandeza qualquer em outra que pode efetivamente ser utilizada pelo dispositivos de controle. Neste sentido podemos considerar um transdutor como uma interface entre o sensor e o circuito de controle ou eventualmente entre o controle e o atuador.
Os transdutores transformam uma grandeza física (temperatura, pressão, etc) em um sinal de tensão ou corrente que pode ser facilmente interpretado por um sistema de controle. Muitas vezes os termos sensor e transdutor são usados indistintamente, pois um dispositivo que contenha o elemento sensor e o transdutor integrados costuma ser chamado simplesmente de transdutor. Neste caso, o transdutor é o instrumento completo englobando sensor e todos os circuitos de interface capaz de ser usado numa aplicação industrial.
2.1.4 - Transmissor: Dispositivo que prepara o sinal de saída de um transdutor para utilização a distância, fazendo certas adequações ao sinal. Estas adequações são os chamados padrões de transmissões de sinais. Um exemplo bastante conhecido é o loop 4 à 20mA, que um padrão de transmissão de sinais em corrente. O termo transmissor é utilizado também para dispositivos que integram um sensor, transdutor e transmissor no mesmo dispositivo.

Nenhum comentário: