Pesquisar Neste blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dissipadores de Cobre ou Alumínio?


Pesquisando durante um bom tempo em torno de 5 dias, pude chegar a conclusões finais a respeito do assunto dissipadores de calor. Para chegar a esta conclusão conversei com um químico, dois engenheiros eletricistas e dois engenheiros mecânicos, além de pesquisa na internet, livros e revistas.

Por que os dissapadores são na sua maioria de alumínio? e os de cobre? e por que temos uns com base de cobre e corpo de alumínio? qual o melhor? BEM ESTAMOS AQUI PARA RESPONDER ENTÃO VAMOS LÁ.

Calor específico:

“O calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau.”


Trecho recortado do site: http://www.infopedia.pt/$calor-especifico d

Em outras palavras, o calor específico o a medida do quanto é fácil aquecer um certo material, assim quanto menor o calor específico mais fácil esquentar o elemento.

Verificamos na figura abaixo o calor específico do cobre é menor que o do alumínio, logo o cobre é mais fácil de receber calor, assim ele esquenta mais fácil, roubando assim mais calor do que ele está em contato.

Então porque o alumínio é mais utilizado? bem vamos ver um segundo dado sobre o alumínio e o cobre, a estrutura molecular e os metais vistos no microcópio.

No microscópio verifica-se que o alumínio é mais poroso, tem estrutura molecular menos densa, como se fosse uma esponja, isso faz com que o alumínio seja mais fácil de perder temperatura, esfria mais fácil. Já o cobre tem estrutura mais densa o que faz com que ele seja mais retentor de calor o que o faz ser mais difícil de esfriar. Logo o alumínio esfria mais rápido mas esquenta mais lento, já o cobre é o contrário esquenta mais rápido e esfria mais lento.

Conclusão

O dissipador melhor é o combinado com base de cobre que absorve o calor mais rápido do processador e corpo de alumínio que dissipa mais rápido o calor, contudo é importante lembrar que a base de cobre deve ser pequena e a parte de alumínio mais volumosa.

Vejam um teste com 25 dissipadores no site:
http://www.behardware.com/articles/568-1/test-25-cpu-coolers.html








Nenhum comentário: