Pesquisar Neste blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Terminologia da Instrumentação

Na instrumentação industrial, bem como nas outras áreas da ciência e tecnologia temos um conjunto de palavras que tem um significado como se fosse um dicionário, por exemplo:

Na Medicina:


Paciente: pessoa que está sendo tratada dentro do hospital por um médico
Evolução Clínica: desenvolvimento do paciente observado

diariamente pelo médico
Leito: Local onde o paciente fica deitado recebendo os cuidados
Intecorrência: "Intercorrência médica é o termo que define a ocorrência de um evento inesperado em um procedimento médico, que não poderia ser em geral previsto ou alertado ao paciente." Fonte: Wikipedia.











Se formos ao popular, neste caso pessoas que não são médicos, eles poderão entende leito como o leito de um rio ou se for um eletricista como um leito de passar cabos de eletricidade , paciente pode ser uma pessoa que não se irrita com facilidade e etc...



Logo entender este dicionário de cada profissão é essencial ao profissional que deseja trabalhar em determinada área. Por este motivo estamos contribuindo com o conhecimento de vocabulário de cada profissional que lê este artigo e deseja ser um técnico em instrumentação.

TERMINOLOGIA DE INSTRUMENTAÇÃO

ALGUNS TERMOS:

RANGE: É a faixa de medida de um instrumento (equipamento de medição) por exemplo um fita métrica com 2 metros tem um range de 0 a 2m, é a faixa de valores que pode ser medido com aquele instrumento o mínimo ou o máximo.

SPAN: É a amplitude ou tamanho do range, podemos fazer isso subtraindo o máximo valor de range pelo mínimo, no exemplo anterior temos o range máximo de 2m e o mínimo de 0m então o span seria 2-0=2 ou seja temos um span de 2m. Mas temos instrumentos que iniciam de valores diferentes de 0 (Zero) como por exemplo um termometro que pode iniciar sua medida em 20°C e medir até 50° então podemos dizer que este termométro tem um range de 20 a 50°C e um span de 50-20=30°C ou seja ele consegue medir uma faixa de 30°C de diferença entre 50 e 20°C.

EXATIDÃO: É o grau de concordância entre o resultado de uma medição e um valor verdadeir do que está sendo medido (de acordo com o INMETRO). Aptidão de um instrumento de medição para dar respostas próximas a um valor verdadeiro. A exaridão é um conceito qualitativo e normalmente é dada como um valor percentual ao fundo de escala do instrumento. É também conhecida pelo termo em inglês accuracy.

Nenhum comentário: