Os técnicos mais experientes sempre buscam as normas que devem ser utilizadas para trabalhar com determinada área ou equipamento, na verdade as norma técnicas são de importância muito grande pois ajudam os técnicos iniciantes em determinada área a fazer o serviço técnico da melhor forma possível, e possibilita aos técnicos experientes a comprovar seus métodos de trabalho ou até mesmo de escrever sobre estes métodos e ajudar a normatizá-los, sendo necessário no entanto para isso que ele participe de uma organização com poder de criar normas como a ABNT, ISA, ISO, INMETRO entre outros.
Para a área de automação e controle de processos, mais precisamente para os controladores lógicos programáveis CLPs ou PLCs em inglês, existe uma norma muito interessante e forte hoje no mercado internacional, a IEC61131 que aqui é apresentada de forma rápida porém clara e objetiva para que o leitor consiga entender o que é a norma e onde encontrar mais sobre a mesma.
A norma é dividida em cinco partes, sendo estas relacionadas abaixo:
1. General Overview (Informações Gerais);
2. Hardware;
3. Linguagens de Programação;
4. User Guidelines (Pesquisar);
5. Communication (Comunicação);
Parte 1 – General Overview
A parte 1 informações gerais como o próprio nome sugere, é uma apresentação geral da norma escrita e publicada pela International Electrotechnical Commission (IEC) de número 61131, na verdade esta norma foi escrita inicialmente como a IEC de número 1131, com o aumento de números de normas foi necessário acrescentar um número a todas as normas para aumentar o faixa de numero de normas possíveis sem modificar o padrão da numeração das mesmas, como acontece com números de telefone de uma cidade quando já esgotadas as combinações numéricas adiciona-se um novo número no prefixo assim foi feito com a IEC 1131 que passou a ser chamada de IEC 61131.
Com base na terceira edição de 2007
“Part 1 establishes the definitions and identifies the principal characteristics relevant to the
selection and application of programmable controllers and their associated peripherals;”
Parte 1: Estabelece as definições e identifica as principais características relevantes a seleção e aplicação de controladores programáveis e seus periféricos associados.
Contudo a importância para os técnicos hoje é o estudo da parte 3 da Norma que trata da programação e sua normatização, o que na verdade é o primeiro passo para a padronização geral dos CLPs, o que muitos não acreditam acontecer porém o caminho está traçado e chegar lá acredito ser uma questão de tempo.
Conforme a PLCopem.
IEC 61131-3 é o primeiro esforço real para a padronização das linguagens de programação para a automação industrial. Como este é um apelo mundial, esta é uma norma independente de qualquer empresa.
Existem muitas formas de entender a parte 3 da norma.
Vamos identificar algumas:
· é o resultado da Força Tarefa 3, Linguagens de Programação, dentro do IEC TC65 SC65B
· é o resultado do trabalho árduo de 7 empresas internacionais somando dezenas de anos de experiência no campo da automação industrial
· aprox. 200 páginas de texto, com cerca de 60 tabelas, incluindo tabelas de características
· é a especificação da sintaxe e semântica de uma suíte unificada de linguagens de programação, incluindo o modelo geral de software e uma linguagem de estruturação.
Conclusão
As implicações técnicas da norma IEC 61131-3 são muitas, deixando bastante espaço para crescimento e diferenciação. Isto torna esta norma propensa para evoluir muito neste século.
A norma IEC 61131-3 causará um grande impacto em toda indústria de controle industrial. Certamente a norma não ficará restrita para o mercado de CLPs convencionais. Atualmente, a norma já é adotada no mercado de Motion Control, sistemas distribuídos e sistemas de controle baseados em PC/Softlogic, incluindo pacotes SCADA. E as áreas de aplicação continuam crescendo.
Ter uma norma sobre uma ampla área de aplicação proporciona muitos benefícios para os usuários e programadores. Os benefícios da adoção da norma são vários, dependendo da área de aplicação. Alguns exemplos são:
· redução do desperdício de recursos humanos, no treinamento, depuração, manutenção e consultoria
· destinar maior atenção para a solução de problemas através da reutilização de software em alto nível
· eliminação de erros e dificuldade de entendimento
· utilização de melhores técnicas de programação em um ambiente mais amplo: indústria de controle em geral
· combinação de diferentes componentes de diferentes programas, locais, empresas e mesmo países
Nenhum comentário:
Postar um comentário