Pesquisar Neste blog

domingo, 29 de maio de 2011

Cristais de Quartzo e Silício

Os cristais de quartzo são elementos encontrados na natureza que são bastante utilizados no equipamentos eletrônicos, além do silício o cristal de quartzo é a principal materia prima do computador que você está usando para ler este artigo.


Figura 1.0 - Silício a esquerda e Quartzo a direita os dois estão presentes no seu PC.

O Silício não pode ser encontrado na natureza de forma pura, O silício comercial é obtido a partir da sílica de alta pureza em fornos de arco elétrico reduzindo o óxido com eletrodos de carbono numa temperatura superior a 1900 °C. A pesar de poder ser encontrado como um elemento na tabela periódica. o mineral é bastante utilizado na construção de transistores e circuitos integrados.


Figura 1.1 - Componentes eletrônicos fabricados entre outros elementos o silício.


O Quartzo é um cristal que não é encontrado na tabela periódica assim como a água, pois ele é um cristal formado por dioxido de silício (SiO2).

O cristal piezoelétrico é um cristal que, quando submetido a uma pressão, gera um campo elétrico (em um eixo transversal àquele onde foi aplicado a pressão) que pode ser coletado como tensão.

Esse é bastante utilizado em circuitos eletrônicos para se gerar o clock de Trigger em certos componentes síncronos do circuito, como contadores, registradores e etc. Os cristais mais utilizados são os de quartzo, embora cristais sintetizados estejam se tornando cada vez mais populares.[1] O cristal piezoelétrico é utilizado por exemplo, para fazer os relógios de pulso, em que é necessário obter uma alta precisão (até milionésimos de segundo) para exibir as horas, minutos e segundos. Também conhecido por estudantes de Engenharia Eletrônica pelo termo técnico XTAL.


Fonte: Wikipédia


Figura 1.2 - Cristais de quartzo e componente fabricado com o cristal o oscilador.

O Quartzo pode ser encontrado em muitos equipamentos do nosso dia a dia, como por exemplo podemos encontrar o quartzo em uma sirene de alarme.


Figura 1.3 - Sirene de alarme piezoelétrica


Figura 1.4 - Cristal oscilador e sua simbologia na eletrônica.

Nenhum comentário: